pic1.jpg (85111 bytes)

Biografia

        O Pearl Jam é o filho direto do Green River, banda punk de Seattle, surgida em 1984. A formação do Green River aincluío o baixista Jeff Ament e o guitarrista Stone Gossard, além de Steve Turner (guitarra) e Mark Arm (vocais).

        O Green River lançou os álbuns Come On Down (1985) e Rehab Doll(1988), encerrou suas atividades e deu crias. Arm e Turner formaram o Mudhoney; Jeff Ament e Stone Gossard fundaram o Mother Love Bane ao lado do cantor Andrew Wood – que morreu por overdose em 16 de março de 1990. Chris Cornell, amigo do vocalista, sugeriu um disco tributo para Wood. Nascia então o Temple Of The Dog, projeto que reuniu os integrantes do Soundgarden. Para auxiliar nos vocais, foi trazido um cara de São Diego (Califórnia). O nome dele ? Eddie Vedder, recrutado através de um anúncio de jornal. Este super grupo de Seattle lançou seu disco homônimo em 1991 e emplacou a música "Hunger Srtiker" nas paradas.

        Chris Cornell largou o Temple Of The Dog para se dedicar integralmente ao Soundgarden. Ament e Gossard, então, chamaram Eddie Vedder. No outono de 1990, surgiu o Mookie Blaylock. Em novembro do mesmo ano, eles passaram a se chamar Pearl Jam. A inspiração para o nome veio da avó de Eddie. O primeiro álbum do grupo, Ten, saiu em 23 de agosto de 1991 e colocou as músicas "Alive", Even Flow" e "Jeremy" nas paradas do mundo todo.

        Em 16 de outubro de 1991, o baterista Dave Abbruzzese substitui Dave Krusen. O Pearl Jam excursiona com os Red Hot Chili Peppers e Jesus & The Mary Chain.

        Vs, o segundo álbum do Pearl Jam é lançado em 8 de outubro de 1993 e chega ao primeiro lugar de vendagem em tempo recorde: em 24 horas, o disco vendeu mais de 350 mil unidades. Em Março de de 1994, o grupo começou uma encarniçada batalha com a Ticketmaster, a maior empresa de ingressos dos Estados Unidos. A banda pretendia baratear o preço das entradas dos seus shows de verão. Sem conseguir encontrar lugares que não tivessem contratos exclusivos com a Ticketmaster, o Pearl Jam foi obrigado a cancelar a excursão e enviou um memorando ao Departamento de Justiça dos Estados Unidos. Em seguida, outra baixa no grupo. Sai o baterista Dave Abbruzzese.

        O terceiro álbum do Pearl Jam, Vitalogy, foi lançado em 6 de dezembro de 1994. Cinco dias depois o trabalho conquistou a primeira posição da parada americana, mantendo-a durante cinco semanas consecutivas.

        Em janeiro do ano seguinte, a banda anuncia oficialmente que Jack Irons (ex Chili Peppers) assume as baquetas do Pearl Jam, durante a transmissão de Monkey Wrench Radio Special. O programa de radio contou ainda com Dave Grohl, Kris Novoselic, Soundgarden e Mudhoney. A essa altura do campeonato, VS já tem 6 discos de platina, Ten, nove e Vitalogy, cinco. No mesmo ano, o Pearl Jam excursiona com Neil Young. A turnê rende o bom Mirrorball, disco solo do roqueiro.

        Em fevereiro de 1996, o Pearl Jam ganha seu primeiro Grammy, na categoria Melhor Performance de Hard Rock por "Spin The Black Circle" .

        Antes de lançar No Code, o grupo passa um tempo de molho. Eddie Vedder vem em Março ver os Ramones no Brasil e participa de um projeto paralelo, Hovercraft, com a mulher.

        No ano de 1998 o Pearl Jam, lança o álbum Yield com músicas como Low Light, Brain of J e All those Yesterdays., que prometem se tornar hits.

    “PEARL JAM Live on Two Legs” é o nome do o 2º disco que o grupo lança nesse ano de 1998. É o primeiro registro ao vivo oficial da carreira do PEARL JAM. O álbum traz 15 faixas gravadas durante a turnê de divulgação de “Yield”, disco que saiu em dezembro passado. “Live on Two Legs” é também o primeiro disco da banda com o baterista MATT CAMERON, ex-SOUNGARDEN. Saiu em 24 de novembro.